quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Etapas do Intercâmbio



Antes de realmente iniciar o post eu quero pedir desculpas pela demora,mas é que eu estava super corrida estudando para as últimas provas(aleluia),prometo postar com mais freqüência. Já até montei um cronograma para os posts,só falta mesmo colocar em prática. haha
Bom até agora está tudo na mesma com os preparativos(infelizmente), por isso resolvi fazer um post com um estilo meio "guia" para quem está pensando em fazer intercâmbio e está meio perdido em relação ao que fazer.

#País escolhido, qual o próximo passo?
*Procurar a agência é com toda a certeza um passo muito importante na organização do intercâmbio, não é obrigatório que se procure uma agência, eu por exemplo tenho algumas amigas que fizeram intercâmbio sem ao menos consultar uma agência,mas eu não recomendo, a agência vai te auxiliar no preenchimento do application, nos documentos necessários(que não são poucos),enfim ela vai facilitar sua vida de uma madeira surpreendente,além de que e uma confiança a mais para os pais inseguros e até mesmo para o intercambista, a taxa cobrada pela agencia pelos seus serviços e mínimo se considerado o trabalho que e poupado para os pais do intercambista.

#Como preencher o application?
*E muito importante que na hora de preencher o application o intercambista seja bastante sincero, pois o application e a base para que a sua host family seja parecida com você.

#Como fazer a carta para a família?
*A carta para a família e uma maneira de se apresentar para a sua host family então e legal que seja bastante detalhado,com aspectos pessoais seu,sua rotina,hobbies; A carta para a família foi a parte do meu application que eu mais demorei para fazer acho que eu tinha uma leve esperança de que ela se escreveria sozinha,mas como nao aconteceu eu tive que escrever, acabei fazendo uns três rascunhos e no final juntei as partes mais legais deles em uma carta só, não vou mentir, foi um pouco complicado,apesar de já ter preenchido 4 applications diferentes (Suíça,EUA,Inglaterra e França) eu nunca havia feito uma carta assim mas no fim foi até legal faze-la.

#Qual agência?
*A minha agência se chama STB e eu recomendo, mas eu também conheço o trabalho da EF e da CI e todas as três são empresas muito confiáveis e sérios com o seu trabalho.

#O que é o placement?
*O placement é onde tanto a cidade quanto a família será exibida para o intercambista.

#Quais são os programas de intercâmbio?
*Diferente do que muitos imaginam existe a opção de High School de 6 meses ou 1 ano, no High School o intercambista não perdera o semestre ou o ano e voltara para o brasil retornando para o colégio na série em que normalmente ele estaria, existe a opção de curso de línguas no qual você só estuda o idioma do lugar onde você está e nessa opção o tempo que você passar no intercâmbio será perdido em termos acadêmicos e na opção de High School ainda existe a opção de escolas públicas ou privadas dependendo do país escolhido,a escolha da cidade e a opção de casa de família e colégio interno também dependendo do país escolhido,lembrando que para o ano ser reconhecido no Brasil e necessário que sejam feitas no intercâmbio as 5 matérias exigidas pelo MEC.

#Qual o valor?
*Essa e a preocupação de muitos pais que desejam realizar o sonho de seu filho de fazer intercâmbio.É importante que ao entrar em contato com a agência além de falar o país de preferência que também seja pedido um orçamento de intercâmbios para outros países,tendo assim uma análise geral do intercâmbio que mais se enquadra no orçamento de seus pais.Locais onde se pode escolher a cidade,escolas privadas e colégios internos apresentam um valor com uma diferença considerável do intercâmbio comum.

#Aceitação do programa?
*Após mandar o application depois de uma media de 30 a 45 dias você recebera uma carta de aceitação do programa de High School,e apartir desse momento independente de receber a família imediatamente depois ou dois dias antes do embarque(sim,é possível) você já foi confirmado e não a mais chance de dar errado.

#O visto, como faz?
*Varia muito de país para país, mas a sua agência vai te auxiliar mais e provável que seja necessário uma entrevista no consulado do país escolhido, mas não é necessário preocupação e a parte menos difícil de todo o processo apesar da tensão envolvida.

#Quanto de antecedência e necessário?
*E importante que se inicie todo o processo do intercâmbio com no mínimo 7 meses de antecedência já que é um processo demorado,e que exige tempo.

Enfim gente, espero que tenha ajudado aos futuros intercambistas! Qualquer dúvida podem perguntar.
Bisou,

3 comentários:

  1. Mari, eu vi set comentário no meu blog e vim ver seu blog, achei super legal! Super bem escrito e bem detalhado(coisas que eu tenho que melhorar rss), estou louca pra ver como vai ser seu intercambio! Espero que você aproveite bastante!
    Beijos, Pilar

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,significa muito para mim! eu estou adorando o seu blog.Espero que o seu intercâmbio esteja sendo maravilhoso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Mari, gostei muitissimo do seus posts, (e realmente da vontade de comentar em todos haha) mais enfim, acho muito legal suas dicas para os futuros intercambista, como eu. E confesso que estou realmente anciosa para minha viajem o ano que vem. Espero outros posts legais com dicas para ter uma viajem perfeita hehe beijos,Julia :)

    ResponderExcluir